1.4.09

Horto Florestal: mais um round


Prossegue a novela envolvendo a Prefeitura Municipal de Maringá e a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná para ver de quem é a responsabilidade de cuidar do Horto Florestal Luiz Teixeira Mendes, na Zona 5. O local está fechado à visitação pública há anos; desde 2003 os dois lados brigam na justiça.
Em 2007, o Tribunal de Justiça do Paraná manteve a sentença da 4ª Vara Cível de Maringá,reconhecendo a responsabilidade solidária do município e da CMNP para fiscalizar e conservar o Horto Municipal, condenando-os às medidas indispensáveis para sanar a degradação ambiental. No mesmo ano, o deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB) apresentou projeto transformando o local em jardim botânico. A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná recentemente entrou com agravo de instrumento cível no STF.

(Foto Paulo Sergio)

11 pitacos:

Anônimo,  16:12  

O Horto tem duas enormes erosões que estão comendo o parque, uma é causada pelas águas pluviais de um dos bairros ali de entorno, e a outra do Centro esportivo da zona 05, as duas tubulações cem exatamente dentro do horto, só que infelizmente poucos tem acesso a essas informações, a prefeitura ja deveria ter tomado providencias em relação as tubulações e depois com certeza alguma das várias ongs da cidade ajudaria no trabalho de recuperação.

Anônimo,  16:53  

Se não der em nada, logo logo deve virar loteamento!!!!

Anônimo,  17:02  

É isso aí, para os pioneiros que nos deixaram legados ambientais como o horto, processos. Fico só imaginando o futuro com tanta insensibilidade e incompreensão. Francamente...
Ivan

Anônimo,  17:34  

Enquanto isso o maringaense é privado do que poderia ser mais um belo e aprazível espaço público de lazer. Enquanto isso a natureza é vitimada pelo descaso. De doer...

Vaca Santa,  17:51  

Tá aí uma situação que é fácil de ser resolvida, falta é empenho do município, o Horto sempre foi cuidado pelo município, todas as gestões anteriores fizeram isso, qual o problema agora? muita despesa? e o Parque dos Japa, aquilo sim é uma vergonha.
Eu acho que o Silvinho nunca foi no Horto, tava estagiando pro Bill Gates. Não tem memória daquela época, eu tenho.

Aristides,  18:32  

Lembro-me bem do Horto Florestal nos 50 e 60. Era bem cuidado e limpo e as famílias iam em peso fazer pic-nic nos gramados cuidadosamente cortados. Apreciavam a natureza e passeava pelos inúmeros canteiros com mudas de árvores nativas e exóticas que agora faz parte da arborização da cidade.
Nos sábados e domingos o Horto ficava lotado de pessoas de Maringá e região.
Hoje, parece triste e abandonado vítima de interesses ecônomicos e políticos.
Quem perde com isso? É a população.

Anônimo,  08:32  

Como era mesmo? Não me recordo direito, maringa cidade turística, incrementar turismo, era algo assim que era prometido, alguém lembra exatamente as promessas?
(OBS): maringa com letra minúscula não é erro não.

Unknown 09:45  

A bons tempos aqueles em que no sabado nos reuniamos no horto florestal?... Comer pitanga e subir nas plataformas... visitar o viveiro de mudas...Contemplar o cenario de paz e armonia com a natureza.....
Um ambiente acima de tudo familiar (até na ponte, pois além dela tudo se podia hehehe)...
Pois bem, uma solução interessante era a privatização do local e transforma-lo em uma area de visitação... lazer.... ORGANIZADO e PRESERVADO...

Anônimo,  14:44  

que balela

Anônimo,  01:10  

Teve uns tempos que o horto era local de "pegação" entre homens, depois foi para o banheiro da praça dos correios no centro e agora é no Parque do ingá!

Malu Pedarcini,  11:38  

Governar com cidadania não é só fazer prédios bonitos, é também cuidar da parte social e sobretudo da natureza, pois sem ela não existe sobrevivência para o homem. Que PENA que autoridades que deveriam estar preocupadas com essa questão não se empenham e só dão valor ao imediatismo e aos seus cargos sem se dar conta que tudo na vida é cíclico, portanto quem hoje dita as regras pode levar uma surra nas urnas amanhã. PENSEM NISSO SENHORES POLÍTICOS!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima