10.7.08

MP investiga concursos públicos na região

A Polícia Civil de Astorga instaurou inquérito, atendendo solicitação do Ministério Público, para investigar a ocorrência de possíveis irregularidades em concursos públicos realizados por prefeituras e câmaras municipais da comarca. O inquérito policial foi aberto no final de maio e os primeiros documentos requisitados pelo delegado Acácio Gonzaga de Azevedo, de Astorga, começam a chegar. Todas as pessoas suspeitas de envolvimento em fraude na realização dos concursos públicos serão chamadas a depor.
Além dos seis municípios que compõem a comarca - Astorga, Santa Fé, Iguaraçu, Ângulo, Munhoz de Mello e Flórida - as investigações avançarão sobre outras sete cidades: Lobato, Atalaia, Nova Esperança, Colorado, Itaguajé, Santo Inácio e Paranacity. As suspeitas são de que concursos realizados pelo poder público nesses 13 municípios possam ter vícios, ou seja, teria havido facilitação para a aprovação de determinados candidatos, inclusive por parentesco com políticos.
Leia matéria publicada hoje no Paraná Jornal, de Astorga.

[O caso de parentes que se dão bem em concurso - caso de Santa Fé, onde a mãe do prefeito Brambilla foi aprovada ano passado - parece não ser incomum na região, mas isso depende de quem organizou o certame]

11 pitacos:

Anônimo,  10:01  

Falando em concurso público, gostaria de deixar uma pergunta para que os entendidos no assunto me respondam:
Uma prefeitura pode abrir concurso onde no edital está previsto um número X de vagas para determinada função e depois do resultado divulgado convocarem menos da metado daquele número e dizerem que o restante dos aprovados não serão chamados pois o município já possui muitos profissionais exercendo aquela função? Em outras palavras, fizeram os candidatows de bobo. Anunciaram um grande número de vagas pra atrair candidatos e arrecadar alto com as inscrições, quando na verdade as vagas disponíveis são bem menos do que o divulgado no edital. Como ficam essaspessoas que foram lesadas, elas podem entrar na justiça pleiteando a vaga ou mesmo exigir reparação de danos materiais (todas as despesas que tiveram para fazer a inscrição e as provas, as ligações em busca de informações, etc) e de danos morais (a tensão e o desgaste emocional para fazer a prova, o tempo de espera, os empregos que dispensaram pois haviam sido aprovados no concurso público e acreditavam que seriam chamados para trabalhar, etc)?

Anônimo,  13:30  

Uma curiosidade: Só o Dr. Roni que foi contratado? Em todas as matérias apenas seu nome é citado. Porque?

Anônimo,  14:54  

Respondendo a pergunta da janaina, não foi só o Dr. Roni, tambem foi contratado o secretario de Administração, SR. Rogerio.

Anônimo,  19:43  

Enfim vão fazer justiça, olha é dificil fazer um concurso e depois pegar o resultado e saber que aquilo foi uma fraude... Tomara que tudo não termine em pizza, como tudo nesse pais...

Anônimo,  21:51  

como pode em um concurso público reprovar todos os candidatos e depois de duas semanas uma candidata passar em PRIMEIRO LUGAR??? com média 6 de aprovação????
gostaria d respostas... ¬¬"

Anônimo,  00:43  

Gostaria de deixar um alerta ao MP. É preciso ir mais longe nessas investigações, começando pela cidade de Flórida, desde os primeiros concursos a Prefeita Leoni contrata em peso a família Leoni e parentes de vereadores. Houve várias reclamações por parte dos lesados, mas o que conseguiu ficou sendo perseguido com palavras e imposições.
A população anda muito desacreditada, pois sempre há denúncias e no final tudo se acerta, eles sempre acabam levando a vantagem. Chega! Vamos participar de um mundo mais justo. Começando por corrigir erros e o domínio dos que se acham poderosos com o poder de enganar e tirar os sonhos de muitos que acreditam que um dia haverá mudanças.

Anônimo,  14:48  

como as familias do vice prefeito e dos vereadores jose gomes/aureo gomes de munhoz de mello pr obtiverao as melhores colocacoes no concursos familias gomes monopolo familiar em munhoz

Anônimo,  09:48  

Em munhoz a situação esta alarmante
se essa investigação for bem realizada vai se surpreender com o desenrolar dos fatos,chega de impunidade não podemos mais ser reféns dessa......!!!!!!,FICA O ALERTA PARA A POPULAÇÃO VAMOS ACORDAR AINDA HA TEMPO,NÃO ELEJA QUEM NÃO MERECE E NÃO VAI TE RESPEITAR DEPOIS .NÃO SOMOS PALHAÇOS !!!!!!!!!!!!

Anônimo,  10:05  

Em Munhoz a situação esta critica já não conseguem nem disfarsar só não vê quem não quer,vamos acordar pelo amor de Deus o dinheiro é de todos não pode existir monopolio,muito menos
favorecimentos,a coisa esta ficando pior do que parece mesmo com toda faxada que eles usam pra enganar o povo já esta dificil de não enxergar!!! Eles são espertos mas se o MP realizar um bom trabalho tenho certeza que muita gente vai se surpreender tamanha falta de respeito pelos eleitores que têm o seu direito publico violado e desrespeitado!VAMOS ACORDAR TEMOS QUE CUIDAR DOS NOSSOS DIREITO E NÃO ENTREGAR NA MÃOS DESSE TIPO DE PESSOAS!

Anônimo,  19:21  

Por falar em concursos, o responsavel por realizar os concursos em todas estas prefeituras, é o senhor Ivair espacini dos santos, que ja tem um vasto curriculo de trambicagens. ele utiliza-se de varias empresas,para para emitir notas para empenhos nas prefeituras. ultimamente fiquei sabendo que ele é funcionario do municipio de Angulo e ainda exerce o cargo de controler no municipio de Lobato.a maioria dos concursos investigados foi ele que esta por tras.

Anônimo,  16:41  

A Mãe do prefeito de Santa Fé passou em 4º lugar, os 1º, 2º e 3º foram convocados e não assumiram - é estranho, mas como não há nada de 'concreto' não podemos alegar motivos. Não estou defendendo, mas para acusar também tem que saber certo o que se passa.
Agora a oposição de Santa Fé, como sempre, já entrou com processo contra os funcionários que passaram no concurso, pedindo afastamento do prefeito, bloqueio judicial de bens dos funcionários 'envolvidos' e tudo mais.
Impressionante como a política é suja, digo, os políticos, pois se preciso for vendem a mãe e a alma ao diabo para ser eleito, vai de inimigo mortal a aliado com uma simples aliança partidária.
O voto no Brasil deveria ser livre. Aí eu queria ver quem seria obrigado a sair da sua casa, perder o seu tempo, enfrentar fila para eleger esses egoístas, que sentam à cadeira e ficam olhando para o umbigo, não olham para o desenvolvimento social e econômico - sem falar na segurança que, ao lado da saúde, é o caos a nível nacional.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima